sábado, 28 de novembro de 2015

A POESIA BEAT E A FUNÇÃO SOCIAL DO POETA


Uma das características mais marcantes da poesia Beat foi o resgate da palavra falada e cantada, a valorização do encontro entre o poeta e a plateia através de espetáculos grupais que traduziam a necessidade de tal poesia  transcender a forma livro, a palavra prisioneira da folha de papel. Livre do livro, os poemas se tornam uma coisa viva, uma entidade que transcende a própria palavra na mobilização humana em torno do espetáculo da poesia.

Allen Ginsberg é certamente a estrela maior de tal fórmula poética. Seu poema  O UIVO ( Howl) é o equivalente da prosa de Kerouac em On the Road. E foi também ele o responsável pela construção de uma ponte entre a  literatura beat dos anos 50 e a contra cultura dos anos 60 tantos nos Estados Unidos quanto na Europa Ocidental. Ele esteve presente em marchas de protesto, festivais de musica, etc.

Sua poesia, entretanto, automática e apocalíptica, guarda em seu ritmo o sabor da improvisação do jazz, os ritmos da respiração e do próprio corpo em movimento, mais do que a influência dadaísta e surrealista.


Essencialmente oral a poesia beat busca resgatar a função social do poeta, sua capacidade de compartilhar experiências e, em fins dos anos 50 e 60, nos Estados Unidos e Europa, isso significava mudança e febre juvenil. Representava a generosa aposta na reinvenção cotidiana da vida no além dos lugares comuns da sociedade estabelecida e dos comportamentos pré moldados pela tradição e pelo poder.

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