sexta-feira, 17 de junho de 2011

REFLEXÃO SOBRE O ATEISMO CONTEMPORÂNEO


PARA MIM O ATEISMO CONTEMPORÂNEO REPRESENTA A SECULARIZAÇÃO DO MUNDO VIVIDO LEVADA AS ULTIMAS CONSEQUENCIAS, A EMANCIPAÇÃO DO INTELECTO HUMANO DAS CODIFICAÇÕES SIMPLISTAS DE REALIDADE. PODE-SE FALAR TAMBÉM SOBRE UMA APOSTA SINCERA NA POSSIBILIDADE DE UMA SOCIEDADE MENOS NORMATIVA.

ENTRETANTO, CONTRARIANDO O SENSO COMUM,  É BOM DIZER QUE O ATEISMO NÃO SE RESUME NA MITIFICAÇÃO DA RAZÃO HUMANA. EM SUA VERSÃO MAIS APURADADA ELE DESCARTA O UNIVERSALISMO ABSTRATO CARACTERÍSTICO DE CERTO CONCEITO DE VERDADE DE INSPIRAÇÃO PÓS ILUMINISTA.

DE UM PONTO DE VISTA PÓS MODERNO, O ATEISMO É A AFIRMAÇÃO DE UMA IMAGEM CADA VEZ MAIS COMPLEXA E PLURAL DE MUNDO, VALORIZADORA DA TÉCNICA, DA IMAGINAÇÃO E DAS MAIS OUSADAS POSSIBILIDADES DA CONDIÇÃO HUMANA.

SER ATEU HOJE É AFIRMAR QUE OS SERES HUMANOS PODEM INVENTAR UM MUNDO MELHOR NA MEDIDA EM QUE SE LIVRAM DOS ANACRÔNICOS E VAZIOS DOGMAS DE UM ABSURDO PROPÓSITO RELIGIOSO DAS COISAS, DAS MORAIS UNIVERSAIS E HIPOCRISIAS EXISTENCIAIS,  DEDICANDO-SE INTEIRAMENTE E SEM O MENOR PUDOR AO LUDICO E HEDONISTA EXERCÍCIO DA MERA E FECUNDA EXISTÊNCIA DE CADA DIA... 

EM SUMA, O ATEISMO É HOJE UM ATO DE LIBERDADE...    

Nenhum comentário: