terça-feira, 9 de agosto de 2016

IRRACIONALISMO HOJE

Toda racionalidade é teleológica, um esquema mental destinado à domesticação dos fenômenos que configuram a realidade.  Trata-se de um artifício destinado a construção de sentido e significado que define aquilo que muito inapropriadamente denominamos “objetividade”.

A realidade nos é acessível através da valoração (sentimento) e da intuição ( expectativa subjetiva) mais do que através de nossas abstrações racionais. O que muito nos dá o que pensar sobre o modo como nossa consciência se inscreve no contexto de qualquer representação coerente do real.

O pressuposto de tal reflexão, evidentemente, é uma total desconsideração do conceito de Ser e Verdade, herdados da Metafisica, mas que ainda norteiam as estratégias contemporâneas de racionalização e validação dos enunciados. A razão não passa, no final das contas, de um juízo de valor e de um consenso estabelecido para assegurar sentido a realidade. É apenas um artificio tão limitado quanto a crença ingênua em um principio ordenador do universo.


Nenhum comentário: