segunda-feira, 28 de setembro de 2015

30 DE SETEMBRO: DIA INTERNACIONAL DA BLASFÊMIA



Cabe esclarecer que Blasfêmia são palavras proferidas contra as crenças religiosas predominantes em uma sociedade, contra algo tomado como “sagrado” pelo senso comum.  Trata-se de atos deliberadamente injuriosos de questionamento a suposta autoridade religiosa e sua reinvindicação a imposição de valores a sociedade como um todo a partir de um dado referencial moral.

No contexto judaico cristão, segundo o livro Levítico, do Velho Testamento e  Segundo o evangelho de São Marcos, do Novo testamento, aqueles que blasfemam estão condenados a danação eterna. Premissa seguida à risca pelas autoridades eclesiásticas e civis da Idade Media e primeiros séculos da época Moderna, como bem sabemos através dos autos dos processos inquisitoriais. Cabe ainda observar que leis contra a blasfêmias ainda vigoram nos países mulçumanos prevendo prisão perpetua e até pena de morte para aqueles que são considerados blasfêmicos.
Neste sentido, o dia da blasfêmia é uma data insurgente contra o pensar dogmático e totalitário, contra o fundamentalismo religioso, destinando-se a troça, a sátira ou, simplesmente, ao humor burlesco e carnavalesco.

Nesta data, ateus do mundo todo fazem questão de lembrar que nada é sagrado e esta acima de critica em uma sociedade democrática. Assim, trata-se de afirmar neste dia a liberdade de pensamento, de critica e a diversidade cultural.

NENHUM DEUS DEVE SER TEMIDO!!!!!

Nenhum comentário: