sábado, 28 de fevereiro de 2015

BLACK SABBATH by BLACK SABBATH

Sei que é papo de fã e me dispo sem pudor de toda objetividade pra fazer este comentário. Mas Black Sabbath by Black Sabbath é a musica que quero que toquem no meu enteroo. Não dá pra explicar como ela meche comigo, como ela define um sentimento e estética de mundo....

O fato é que o sino e a tempestade, o riff simples e sombrio me enlouquecem por rasgar no peito aquela tensão absurda e constante que define o simples fato de estar vivo...

“ Um tanto simples, a primeira canção trata da trindade profana do metal- “Black Sabbath”, no Black Sabbath, pelo Black Sabbath. Começou com o som sinistro de uma tempestade e um sino badalando à distância- um artifício exageradamente copiado por dezenas de bandas desde então,  incluindo Metallica com “ For Whom The Bells Tolls” e Slayer com Rainig Blood”- e a canção ganha vida com um riff que ancora tudo  ao longo da canção. Para os familiarizados com  a música, no riff- E, oitava de E, B bemol- é baseada em um tritono ou  diabolus  in musica, um intervalo sinistro equivalente a meia oitava, que irritava as autoridades eclesiásticas, a tal ponto que na Idade Media foi proibido como sendo o “intervalo do demônio”. A canção nada mais é do que a repetição do riff, seja de maneira sutil quase na forma de um baixo solitário, ou em um ataque mais pesado. É o gemido arrepiante do Ozzy dizendo “ O que é isso que surge diante de mim?” que mantem o momento crucial- não apenas nesse álbum, mas em todo o catálogo do Sabbath.”

JOEL MELVER in  SABBATH BLODDY SABBATH

Nenhum comentário: