sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

TRAGEDIA

Muitas vezes os fatos e os atos se combinam de um modo tão profundo que nossas opções e intenções não fazem a menor diferença. Somos vitimas das circunstancias, da soma de coincidências que arremeda a mão invisível de um abstrato  e inevitável destino.

 É muito fácil e tornar um herói trágico... O que dá o que pensar sobre nossas insignificantes vidinhas inúteis. Basta um único segundo para se perder o controle da situação, se tornar vitima das circunstancias  no palco do teatro do absurdo do mero cotidiano.

Um único segundo pode mudar tudo, reinventar o encadeamento dos acontecimentos contra você. Afinal, a vida é um jogo de azar e não se pode ganhar sempre. Mas normalmente ignoramos isso. Achamos que estamos sempre no controle e que nossas atitudes e decisões  subjetivas e inevitavelmente parciais  nos mantem no controle de tudo.
Mas a verdade é que não temos domínio nem sobre o que sentimos ou queremos. Isso tudo pode parecer um pouco determinista. Mas é preciso chamar atenção para os limites do dito “livre arbítrio”. Afinal, a existência não é justa e nem seremos recompensados pelos nossos melhores esforços ou boas ações.

Tudo pode acontecer com você... E isso não depende de suas decisões. Antecipadamente não podemos saber as reais consequências dos nossos atos e inspirações.

Nenhum comentário: