quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SIMBOLISMO E MUSICALIDADE


O simbolismo representou em fins de século XIX uma profunda renovação da linguagem poética ao afirmar uma poesia que transcendendo os nexos lógicos da linguagem, os formalismos estilísticos e amarras gramaticais, mergulhava em um subjetivismo absoluto. Subjetivismo este que, quanto à forma, flertava com a musica, com a sonoridade das palavras arbitrariamente e simbolicamente dispostas no universo de um poema hermeticamente concebido pela imaginação do poeta/vidente.
Ao lado do símbolo, como elemento de ligação ou intermediação entre a realidade fenomenológica/sensível e o mundo das abstrações e idéias, a musicalidade pode ser definida como a grande peculiaridade do simbolismo enquanto movimento literário.
Radicalizando certas premissas românticas, os simbolistas buscavam a transfiguração da palavra em vislumbre do grande enigma que é a própria vida.

Mallarmé levou tal possibilidade as últimas conseqüências ao construir ou brincar de sentido sobre a falta de sentido evidente e translucida...

Nenhum comentário: