quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O BARCO DOS LOUCOS by HIERONYMUS BOSCH



"Esta pintura seria parte de unico conjunto formado por Alegoria do Prazer (Yale University Gallery, New Haven) e A Morte do Ávaro. O tema do brco cheio de libertinos e foliões surge de um poema de 1413 do holandes Jacob van DeBlawe Scuut Oestvoren. E reapareceu em 1494 em uma obra satírica publicada em alemão e latim por Sebastian Brant (Das Narrenschiff, O Navio dos Tolos), em 1509, em comemoração ao Elogio da Loucura , de Erasmo de Roterdan.

O assunto é geralmente interpretado como uma ilustração da loucura, um desequilibrio que acomete todos os comandantes de barco, embora tambem seja entendido como uma sátira ou condenação de um dos sete pecados capitais: a gula. Um padre uma freira, representados de perfil de boca aberta, parecem disputar um alimento de formato arredondado (Doce? Pão? Uma Fruta?) pendurado entre eles. Uma plancha de madeira está colocada entre eles. Uma prancha de madeira está colocada entre os dois. e sobre ela há um plato com as cerejas da imodestia,uma alegoria plausive.

A freira parece tocar um alaude, instrumento musical frequentemente associado a intemperança. O mastro do navio, completamente desprovido de vela, carrega um frango na ponta e foi transformado em um pau de cebo. Nele tremula uma bandeira com o simbolo da lua, a metáfora iconográfica dos lunáticos."

FONTE: Coleção Grandes Mestres. A bril Cultural

Nenhum comentário: