segunda-feira, 5 de setembro de 2011

IAN CHRISTE E O FUTURO DO HEAVY METAL

Em sua história do heavy metal Ian Christe traça um cenário para o futuro deste estilo musical em função de uma leitura da contemporaneidade que nos faz pensar em uma relação profunda entre heavy metal e contemporaneidade. Que cada um formule suas próprias especulações sobre o tema...
“Como o mundo agora encara uma grande incerteza, o heavy metal lidera o caminho com ideias enormes e olhos fixos, percorrendo novos meios com vigor ao atacar com musicas longas demais para o radio, visões distorcidas demais para a televisão e críticas controversas sobre a atualidade diante das mazelas sociais do grande circuito. Toda essa experiência, jubilantemente absurda para os observadores, continua a estabelecer padrões impossíveis, atingi-los, e então quebrar todas as expectativas e começar de novo. “Precisamos continuar rebeldes agora mais do que nunca em um mundo que tenta  nos conformar com o padrão moral estabelecido”, urge Jeff Becerra, do Possessed.
É claro, o heavy metal vai surgir em formas que muitos metaleiros de hoje mal irão reconhecer e podem ser avessos a aceitar. O que vem em seguida é deixado para as crianças choronas e barulhentas nascidas neste minuto. Elas vão pegar o que quiserem  do amplo legado do heavy metal e deixar o resto para o pó. Apesar da grandeza do metal, em última analise, ele vem da própria vida: inflamando o intelecto, sacudindo os sentidos e golpeando a alma do modo mais completo, como nenhum outro som já fez. Mais do que nunca, a humanidade precisa desses riscos e contradições.”
Iar Christe. Heavy Metal: A história complete.tradução de Milena Duarte e Augusto Zantoz.SP:Arx, Saraiva, 2010, p. 450.

Nenhum comentário: